Pannacota de framboesas - by: Gordon Ramsay

A sobremesa italiana Pannacotta é muito fácil de preparar e por ser leve e cremosa pode ser combinada com todos os tipos de frutas. Experimente bagas maduras no verão, maçãs ou peras levemente escalfadas no outono e compotas de frutas com especiarias no inverno.

Uma sobremesa suave e deliciosamente doce que você vai querer fazer uma e outra vez.
Cinco minutos para preparação e bastante tempo de espera no frigorifico.

Faça estas delícias com antecedência.

Tempo de Preparação
5m
Tempo de Cozedura
3m
Porções
4
Dificuldade
Média

Ingredientes

  • 2 folhas de gelatina
  • 600ml natas
  • 150ml de leite gordo
  • 1 punhado de tomilho de limão (alguns supermercados têm isto em stock)
  • 100g de açúcar amarelo
  • 4 cestos (pequenos) de framboesas
  • 4 colheres (sopa) de doce de framboesas
  • 3 colheres (sopa) de açúcar em pó
  • chocolate branco, para ralar(opcional)

Confeção

1
Mergulhe a gelatina em água fria até que fique flexível.
2
Leve as natas e o leite a ferver, adicione o tomilho de limão (salve algumas folhas para adicionar às framboesas), retire do lume e deixe em infusão por 5 minutos.
3
Se o tomilho de limão não cheirar particularmente forte então suavemente esmague as folhas para libertar alguns dos aromas e sabores (não exagere ou o sabor será demasiado forte).
4
Adicione o açúcar amarelo à mistura de natas quente e mexa até que se dissolva (a base do recipiente sentir-se-á arenosa até se desfazer) em seguida, misture a gelatina embebida (sacudir o excesso de água).
5
Se estiver a utilizar gelatina em pó espalhe sobre a mistura de creme antes do açúcar, deixe por alguns segundos e em seguida, misture-o dentro.
6
Despeje o lote numa peneira fina para dentro de um jarro.
7
Divida a mistura entre 6 copos de martini, cubra com filme plástico, coloque-os numa bandeja e em seguida leve ao frigorífico para descansar e definir.
8
Se não os colocar numa bandeja certifique-se de que eles estão nivelados, da experiência passada posso dizer que a cobertura não ficará tão impressionante sobre uma superfície inclinada.
9
Escolha 48 framboesas fora de todo o montante e coloque-as numa tigela com o doce de framboesas e folhas de tomilho de limão reservadas.
10
Vai utilizar estes inteiros de modo a não esmaga-los.
11
Para o granité, coloque as restantes framboesas noutra tigela junto com o açúcar em pó e 4 colheres de sopa de água, tape com filme plástico e coloque num local quente (cerca de 50-60ºC) por uma hora para encorajar as framboesas a desistir de seu sumo.
12
Escorra por um passador fino, pressionando suavemente para que libertem o seu sumo, num congelador - num recipiente à prova de água e congele até ficar sólido.
13
Mexa uma vez ou duas enquanto ele está congelando se desejar cristais grossos (se o deixar para congelar sem mexer depois o bloco será mais sólido e vai ter um gelo mais fino após você começar a raspagem).
14
Não vai acabar com uma enorme quantidade de líquido para não entrar em pânico, vai raspar isso em aparas de granité, em vez de servi-lo em grandes colheres.
15
Para servir, arrume 8 framboesas no topo de cada pannacotta.
16
Colocá-los de pé, ordenadamente vai fazer o prato parecer mais impressionante.
17
Leve o granité para fora do congelador e raspe a superfície em lascas.
18
Cubra cada copo com um montão de aparas.
19
Rale o chocolate branco sobre algumas se quiser e sirva imediatamente.